Puberdade e problemas na adolescência

A adolescência é um período de mudanças significativas, como o crescimento físico e a transição psicossocial, que geralmente engloba a segunda década da vida.

Os problemas de saúde mais frequentes na adolescência estão relacionados com o crescimento e o desenvolvimento, com as doenças da infância que continuam na adolescência e com a experimentação. Por causa dos seus novos comportamentos, os adolescentes tornam-se vulneráveis a certas condições relacionadas com tais atitudes, como as doenças transmitidas sexualmente. As adolescentes heterossexuais activas correm o risco de engravidar.

A adolescência é o momento da vida em que se manifestam certos quadros psiquiátricos, como a depressão e outras perturbações do estado de espírito, o que aumenta consideravelmente o risco de suicídio. (Ver secção 23, capítulo 273) As doenças alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, são especialmente frequentes nos adolescentes. (Ver secção 7, capítulo 86)

A violência tornou-se a causa principal de doença e morte na adolescência. Muitos factores, como os inerentes ao próprio desenvolvimento, a inserção em grupos, o consumo de drogas e a pobreza, contribuem para aumentar o risco de violência entre adolescentes. Os acidentes, principalmente os de automóvel e de mota, são as principais causas de morte. As queimaduras, as fracturas múltiplas e outros acidentes são a origem da elevada percentagem de lesões graves nos adolescentes.