Esterilidade

A esterilidade é a incapacidade de um casal de conseguir uma gravidez depois de repetidas relações sexuais sem tomar medidas de contracepção durante um ano.

A infertilidade afecta um em cada cinco casais em alguns países desenvolvidos. Cada vez é mais frequente, porque os casais contraem matrimónio mais velhos e esperam mais tempo para terem filhos. De qualquer forma, até 60 % dos casais que não conceberam depois de um ano acabarão finalmente por conceber, com ou sem tratamento. O objectivo do tratamento é reduzir o tempo necessário para conceber.

Quanto mais velha for a mulher, menores são as probabilidades de ficar grávida e de a gravidez chegar a bom termo. Depois dos 35 anos, a mulher já não tem muito tempo para resolver os seus problemas de infertilidade antes da menopausa.

As principais causas de infertilidade compreendem problemas com o esperma, com a ovulação, com as trompas de Falópio e com o colo uterino, bem como com outros factores não identificados. O diagnóstico e o tratamento destes problemas requerem uma revisão média completa de ambos os membros do casal.