Anemias

As anemias são doenças em que os glóbulos vermelhos ou a hemoglobina (a proteína que transporta oxigénio) apresentam valores inferiores aos normais.

Os glóbulos vermelhos contêm a hemoglobina, que lhes permite transportar oxigénio dos pulmões até às diversas partes do corpo. Como na anemia se reduz o número dos glóbulos vermelhos ou a quantidade de hemoglobina presente neles, o sangue não pode transportar uma adequada quantidade de oxigénio. Os sintomas, causados pela falta de oxigénio, são variados.

Por exemplo, a anemia pode causar fadiga, assim como fraqueza, incapacidade para fazer exercício e dores de cabeça ligeiras. Se a anemia for muito grave, pode aparecer um ataque ou uma paragem cardíaca.

As análises simples de sangue podem detectar a anemia. É possível determinar a percentagem de glóbulos vermelhos no volume total de sangue (hematócrito) e a quantidade de hemoglobina presente numa amostra de sangue. Estas análises fazem parte de uma contagem completa das células sanguíneas. (Ver tabela da secção 14, capítulo 152)

Hematócrito

Num volume determinado de sangue, o volume total de glóbulos vermelhos é conhecido como hematócrito. Quando há anemia, o hematócrito encontra-se diminuído por causa da falta de glóbulos vermelhos.

A anemia pode ser causada por uma hemorragia, uma fraca produção de glóbulos vermelhos ou a sua excessiva destruição (hemólise).