Conteúdo em destaque
Conteúdo em destaque

    A rosácea é uma doença de pele que faz com que seu nariz e a área ao redor fique vermelha, inchada e coberta com pequenas espinhas e vasos sanguíneos dilatados. A rosácea é mais comum em pessoas de 30 a 50 anos de idade, especialmente pessoas de ascendência irlandesa e do norte da Europa.

    O que causa a rosácea?

    Os médicos não sabem o que causa a rosácea. As pessoas com pele clara podem ser mais propensas a ela.

    Quais são os sintomas de rosácea?

    A rosácea afeta apenas o rosto e o couro cabeludo. Ela geralmente se torna mais grave com o tempo. A princípio, a pele das bochechas e do nariz fica vermelha por mais tempo do que o normal e pode arder, mas é normal fora isso. Se a rosácea progredir, a pele pode ficar vermelha e inchada a maior parte do tempo, com pequenos vasos sanguíneos visíveis próximos à superfície. Você pode desenvolver pequenas espinhas. Na fase tardia da rosácea, a pele do seu rosto se espessa, fazendo com que tenha um aspecto vermelho e inchado.

    O que pode desencadear a rosácea?

    Alimentos picantes, álcool, bebidas quentes, protetor solar ou maquiagem, estresse, luz solar ou vento, exercícios, banhos quentes e certos medicamentos.

    Como os médicos sabem se eu tenho rosácea?

    Os médicos sabem dizer que você tem rosácea observando seu rosto e o couro cabeludo.

    Como os médicos tratam a rosácea?

    O tratamento inclui evitar desencadeadores; lasers ou eletrocauterização (corrente elétrica na pele para tratar vasos sanguíneos visíveis); dermoabrasão (um procedimento para remover o excesso de pele); ou cirurgia para remover o excesso de pele.

Ler todos

    A acne é um problema de pele comum, no qual surgem espinhas no rosto, tórax, ombros ou costas.

    O que causa a acne?

    A acne é causada por óleos da pele e por células cutâneas mortas obstruindo os folículos pilosos. Os folículos pilosos podem inchar e criar protuberâncias chamadas cravos. Se certos tipos de bactérias entrarem nesses folículos pilosos obstruídos, elas causam inflamação. A inflamação provoca espinhas, que podem conter pus. Outras causas de acne incluem puberdade, alterações hormonais no corpo devido à gravidez ou menstruação, uso de maquiagem ou cremes para a pele que obstruem os poros e o uso de roupas apertadas que capturam o suor.

    Quais são os sintomas de acne?

    Os sintomas da acne incluem vários tipos de protuberâncias na pele, como cravos; espinhas; protuberâncias mais profundas e firmes contendo pus; e caroços grandes, vermelhos e dolorosos, cheios de pus.

    Como os médicos tratam a acne?

    Seu médico pode encaminhar você a um dermatologista. Para toda a acne, os médicos pedirão que você lave a pele suavemente com um sabão neutro uma ou duas vezes ao dia, evite maquiagem gordurosa e evite espremer ou ferir a pele, pois isso poderia causar cicatrizes. Dependendo da gravidade da acne, seu médico pode recomendar um regime específico de cuidados com a pele ou sugerir que você procure um terapeuta se estiver angustiado ou retraído por causa da acne.

Ler todos
Teste os seus conhecimentos
Visualizar tudo
Perda visual súbita
Os médicos classificam cegueira quando:
  1. O paciente não consegue distinguir formas ou sombras
  2. Campo visual varia de 20º a 40º no melhor olho
  3. Acuidade visual é 20/100 ou pior em ambos os olhos, mesmo depois de corrigida
  4. Acuidade visual é 20/200 ou pior no melhor olho, mesmo depois de corrigida
VOCÊ SABIA...
VOCÊ SABIA...

Glaucoma

  • Medicamentos que causam efeitos anticolinérgicos (por exemplo, medicamentos para alergia, resfriado ou para dormir que contenham anti-histamínicos) dilatar as pupilas. Portanto, antes que idosos usem estes medicamentos, seus olhos devem ser examinados para verificar a probabilidade do desenvolvimento de glaucoma de ângulo fechado.

Isenção de Responsabilidade

Importante:os autores, revisores e editores deste material tomaram medidas abrangentes para garantir a exatidão das informações sobre tratamentos, medicamentos e discussões sobre práticas médicas e seu cumprimento às normas aceitas na época de sua publicação. Contudo, alterações constantes nas informações, resultantes de pesquisa contínua e experiência clínica, diferenças plausíveis nas opiniões entre autoridades, aspectos únicos de situações clínicas individuais e a possibilidade de erro humano em preparar um texto tão extenso significam que outras fontes de informações médicas podem diferir das informações neste site. As informações neste site não têm a intenção de ser aconselhamento profissional nem têm a intenção de substituir uma consulta pessoal com um médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde qualificados. O leitor não deve desconsiderar aconselhamento médico nem adiar a busca por aconselhamento médico devido a alguma informação encontrada neste site.
Baixe o aplicativo  do Manual MSD!ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD!ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD!ANDROID iOS